Alguns pensamentos para 2017 e um (mínimo) comentário sobre política

2016-12-29 19.56.02.jpgAdmito para os meus três leitores que fiquei em dúvida se deveria ou não escrever o famigerado post de ano novo. Tenho um pavor patológico de transformar o bloguinho em clichê e me esforço verdadeiramente para que isso não aconteça. E, admitamos, nada mais clichê do que os posts de encerramento de ano, com suas retrospectivas forçadas, seus votos pasteurizados de felicidades, sucesso e tudo de bom no ano que se inicia. Mas 2016 não foi um ano nem comum nem fácil, então acho que os leitores me perdoam por um post de fim de ano.

Sem dúvida, 2016 foi um ano daqueles memoráveis. País em recessão, turbulência política, crises de toda sorte. Acho que não há ninguém que saia sem alguma cicatriz do ano que se vai. Tenho também as minhas. Não as exponho por não ser meu feitio, mas estão lá para me lembrar que, se as dificuldades existem, também há soluções e que pedir ajuda não tem nada de errado. Que amigos estão perto mesmo que morando do outro lado do mundo e que, sim, às vezes as coisas se resolvem por pura sorte.

Dito tudo isso (e mesmo com a consciência de que ele acaba bem), posso dizer que 2016 não deixará saudades, mesmo que seja definitivamente, um daqueles que deixam um monte de lições aprendidas. E, se é verdade que o dia 31 de dezembro é absolutamente igual ao dia 01 de janeiro, me rendo ao mais humano clichê da necessidade dos ciclos, inícios e encerramentos e decreto, com muito gosto, encerrado o ano de 2016.

Para falar de 2017, lembro-me da campanha presidencial de Bill Clinton (o Clinton que ganhava eleições). Com uma proposta de “nova política” e renovadas esperanças, depois das agruras da década de oitenta, o então governador do Arkansas escolheu como tema de sua campanha a incrível Don’t Stop do Fleetwood Mac. A mensagem era clara: Yesterday’s gone, yesterday’s gone.. Então, com ajuda do Fleetwood Mac, desejo um excepcional 2017.


Deixe um comentário

